sábado, 11 de setembro de 2010

Merlin

Me perguntaram uma vez "quem é seu maior ídolo?", eu ,obviamente, já havia escutado essa pergunta antes..
Na primeira vez que escutei não sabia o que responderia, mas com o tempo fui observando e refletindo sobre o assunto até que um dia eu percebi que a resposta estava bem na frente de meus olhos, o tempo todo esteve ali mas nunca havia reparado que a resposta que buscava fosse tão simples.
Hoje quando me perguntam quem é meu ídolo, respondo com toda a certeza do mundo: "Meu ídolo é Merlin".
É, as pessoas não entendem e fazem cara de surpresa como se eu não soubesse que Merlin é um personagem, puramente fictício. Mas as pessoas nunca me perguntaram "Quem é Merlin?" ou "Por que Merlin?" e, eu teria o imenso prazer de responder quem ou o porque Merlin.
Merlin era um mago, e por ser um mago sabia de inúmeras coisas. Era um sábio, intelectual e filósofo. Nas histórias antigas Merlin era uma alma imortal, ou seja, quando seu corpo morria sua alma ia para outro corpo, e sempre que renascia se lembrava do seu passado, de seus ancestrais, de seus ensinamentos.. quer dizer que ele era "as respostas da vida" ambulante, em carne e osso. O cara sabia o que fazer, quando fazer, o que responder e o que não responder, era um amante da sabedoria e um mistério da vida.
Então, você deve estar se perguntando como foi que isso estava bem diante de meus olhos? E, em como isso poderia ser tão simples?
Bem, é que, para mim, Merlin é minha mãe. Esclareci alguma dúvida? Não? Mas é óbvio que não.
Agora você está se perguntando "como é que você pode comparar sua mãe com Merlin?", para aqueles que a conhecem, ou melhor, para aqueles que acham e dizem que a conhecem a resposta é até compreensível. Mas para aqueles que não a conhecem, o que de fato ninguém conhece, a pergunta ainda não foi respondida.
Veja bem, minha mãe é a pessoa mais teimosa, irritante, chata, repetitiva e cabeça dura que conheço mas também é a pessoa mais inteligente, dedicada, sábia, compreensiva, meiga, forte e de uma tamanha bondade, que com palavras não se pode expressar. Meu histórico com ela é simplesmente complicado, são de extensas brigas por coisas ridículas e idiotas mas também são de momentos agradáveis.
Desde pequena, ou desde que me entendo por gente, minha mãe era batalhadora. Estava sempre trabalhando, todos os dias, vinte cinco horas por dia, então, grande parte de minha infância foi compartilhada com meu pai, pelo menos é assim que me lembro. Meu pai trabalhava a semana toda, cinco dias na semana (dias úteis), e chegava em casa de noite e, sempre que chegava brincava comigo, se eu estivesse acordada. Nos fins de semana íamos ao cinema, brincávamos no play de meu edifício, jogávamos jogos de tabuleiro e de cartas, lutávamos no meio da sala fingindo ser Pokémons, enfim, meu pai, pra mim, era o mais presente. É claro que minha mãe nega, mas mesmo assim também lembro de quando saía com ela. Não foram muitas as coisas que fizemos juntas, ou talvez tenham sido, mas eu não a sentia tão presente assim. Sempre saíamos os três juntos, mas isso não contava muito porque afinal também estava saindo com meu pai. Com o passar dos anos nem meu pai se fazia mais tão presente assim pra mim, e grande parte das vezes que briguei e brigo com minha mãe é porque ela não se encontra presente mas conforme fui crescendo fomos nos aproximando. Acredite, demorou muito para que eu pudesce confiar nela e ser capaz de contá-la coisas que nenhuma mãe sensata gostaria de ouvir de sua filha de 17 anos, mas enfim, cheguei aqui certo?
Apesar de todas essas coisas, foi observando-a que cresci mental e espiritualmente. Com ela aprendi um milhão, melhor, um ZILHÃO de coisas, claro que muitas coisas aprendi na base do erro, mas não importa. O fato é que ela é um exemplo; está sempre trabalhando, não, pelo contrário, está sempre aprendendo. Aprendendo coisas novas, estudando, batalhando, está sempre crescendo intelectualmente e, devo dizer que isso é surpreendente de assistir. Sim, eu odeio quando ela acha que não entendo e que um dia a agradecerei por tudo mas ela não vê que entendo sim e, já lhe sou grata por tudo.
Agora você entende porque ela é Merlin? Minha teoria é que ela REALMENTE seja Merlin, uma alma antiga, imortal, a que tem respostas para tudo.
Pelo menos é assim que a vejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário